quinta-feira, 27 de junho de 2013


Pânico

   O medo é um sentimento com uma importante função evolutiva de proteção , que permite ao homem perceber e evitar situações ameaçadoras a sua vida. O sentimento de pânico consiste em um medo intenso, acompanhado de diversas sensações corporais como taquicardia, sudorese, falta de ar, etc. Essa é uma função saudável quando acontece frente a um perigo real.

O Pânico se torna um sintoma quando aparece sem a situação concreta de perigo, impedindo a pessoa de viver várias situações da sua vida cotidiana. A sensação de ameaça é real e intensa, assim como as reações corporais que a acompanham, mas ela não está em uma situação de perigo real. O que torna esse sintoma algo complexo é que, ao longo do tempo, a pessoa passa a evitar qualquer situação que ela acredite poder disparar uma crise de pânico. Quando intensificado, esse "medo de sentir medo" faz com que o indivíduo aumente cada vez mais a quantidade de situações a serem evitadas. Nessa situação, pode deixar de frequentar lugares fechados, andar de ônibus, e sair de casa.
Os sintomas devem desaparecer lentamente em algumas semanas. Se não melhorarem, converse com seu médico. Não suspenda a medicação sem antes consultar seu médico.
A terapia cognitivo-comportamental ajuda a entender seus comportamentos e o que fazer para mudá-los. Você deverá fazer de 10 a 20 visitas ao terapeuta durante várias semanas. Durante a terapia, você aprenderá a:
Entender e controlar as visões distorcidas dos estressores da vida, como o comportamento de outras pessoas ou eventos importantes.
Reconhecer e substituir os pensamentos que causam pânico, diminuindo o sentimento de
impotência.

Gerenciar o estresse e relaxar quando os sintomas ocorrerem.
Imaginar as situações que causam a ansiedade, começando pela menos assustadora. Envolver-se lentamente com as situações da vida real pode ajudá-lo a superar os medos.

As seguintes ações também podem ajudar a reduzir o número e a gravidade dos ataques de pânico:
*Fazer exercícios regulares
*Dormir o suficiente
*Fazer refeições regulares
*Reduzir ou evitar a cafeína, alguns remédios para gripe e estimulantes

Expectativas

Os ataques de pânico podem durar muito e ser de difícil tratamento. Algumas pessoas com essa síndrome podem não se curar com o tratamento. Entretanto, a maioria das pessoas melhora com uma combinação de medicamentos e terapia comportamental.


Complicações possíveis

As pessoas com síndrome do pânico têm mais probabilidade de ficar desempregadas, ser menos produtivas no trabalho e de ter relações pessoais difíceis, inclusive problemas matrimoniais.

A agorafobia surge quando o medo de futuros ataques de pânico leva alguém a evitar situações ou lugares que acredita que causem os ataques. Isso pode levar a pessoa a restringir muito os lugares aonde vai ou suas relações pessoais. Consulte: Síndrome do pânico com agorafobia.
A dependência de medicamentos contra ansiedade é uma possível complicação do tratamento. A dependência envolve a necessidade de um medicamento para poder agir normalmente e para evitar sintomas de abstinência. Não é o mesmo que vício.



Prevenção



Se você tem ataques de pânico, evite:
Álcool
Estimulantes, como cafeína e cocaína

Essas substâncias podem desencadear ou piorar os sintomas.

Você tem diagnosticado algum desses sintomas?

caso tenha procure um médico ou um psicólogo... Quanto mais rápido for o diagnóstico mais rápido será o tratamento visando a cura!!!!
​********************************************************************************************************

Este tópico esta encerrado, lembrando que é somente uma explanação do assunto, para saber mais é necessário que o interessado converse com um especialista no assunto.
Espero que tenha esclarecido alguma dúvida , em relação ao assunto, e tenha de alguma forma ajudado a você . Nosso objetivo é contribuir para melhorar o dia-a-dia, das pessoas, que busca informação em nosso blog.



0 comentários:

Enviar um comentário

Template by:

Free Blog Templates